O secretário de Estado da Justiça, Pedro Ferrão Tavares, responsável pela coordenação da Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema Cadastral Simplificado realizou uma visita à Conservatória do Registo Civil e Predial de Góis e ao BUPi (Balcão Único do Prédio), localizado na Praça da República de Góis.
O principal objetivo das deslocações, que integram a agenda do Roteiro para a Justiça iniciado em maio pela equipa governativa, é contactar diretamente com os trabalhadores e fazer um levantamento das principais necessidades dos serviços, revela em nota a autarquia.

O périplo tem servido, ainda, para “identificar oportunidades de melhoria e prioridades de ação.A visita teve início na Conservatória do Registo Civil e Predial de Góis, local onde a comitiva foi recebida pelo vice-presidente, Nuno Bandeira, pela adjunta do Gabinete de Apoio à Presidência, Paula Matos, pela conservadora da Pampilhosa da Serra, Sónia Salvado, e pela Oficial, Margarida Costa”.
O contacto da comitiva com a funcionária permitiu entender as necessidades do serviço, nomeadamente, a “necessidade de colocar mais oficiais de Registos, em Góis”.
“Estando a decorrer um concurso externo do Instituto dos Registos e do Notariado, IP, que, segundo o Sr. Secretário de Estado, estará resolvido até ao final do ano, e um concurso para assistente técnico a desenvolver funções neste espaço, decorrente de um protocolo entre o IRN e o Município”, referiu.

Seguiu-se uma visita ao Balcão BUPi de Góis, “onde foi possível concluir que, através do reforço de recursos humanos, poderá a Conservatória retomar a organização de Processos de Justificação no âmbito do BUPi, gratuitos até Dezembro de 2025”, frisa o município.
Tendo a visita terminado no Salão Nobre da Câmara de Góis, “conclui-se que, o contacto com a realidade local dos serviços dependentes do Ministério da Justiça, permitiu, através da troca de informações e experiências, analisar os serviços em questão, de forma a permitir uma melhoria na qualidade dos serviços prestados”.