CentroTV

Secretário de Estado da Proteção Civil visita Parque de Máquinas da ADESA

O secretário de Estado da Proteção Civil visitou, hoje, o Parque de Máquinas de Prevenção e Combate a Incêndios Rurais propriedade da Associação de Desenvolvimento Rural da Serra do Açor (ADESA), que se encontra em exposição no Parque Industrial da Espinheira2.

Segundo adianta a autarquia em nota de imprensa, esta é “uma ação que pretende sensibilizar a população para a importância da existência deste Parque de Máquinas na prevenção e combate a incêndios rurais”.

Constituído atualmente por um camião porta-máquinas com semirreboque; cinco bulldozers; seis motoniveladoras; e oito tratores agrícolas com equipamento roçador/limpa berma, alocados aos municípios associados, Arganil, Góis, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova e Tábua, o Parque de Máquinas ADESA é igualmente disponibilizado gratuitamente sempre que solicitado por outros municípios que não integram a Associação.

Ao intervir em Penacova, após ter visitado uma exposição de máquinas de prevenção e combate a fogos rurais, José Artur Neves assegurou que esta organização multimunicipal tem condições para ser contemplada com ajudas comunitárias do Programa Nacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

No final da sessão, o governante salientou à agência Lusa a importância de promover um trabalho conjunto na área da proteção civil, designadamente na prevenção e combate aos incêndios rurais, “numa lógica intermunicipal, com que se ganha escala” e que permite mais eficácia na ação.

Os seis presidentes de Câmara presentes no evento, “reforçaram ao longo do mesmo a importância desta associação, integralmente suportada financeiramente por estes municípios, e do seu parque de máquinas que permite realizar um trabalho complementar de extrema importância no combate aos incêndios, quer após a deflagração dos mesmos, quer em ataque inicial ou em ataque ampliado”.

A associação é também fundamental para a “criação de perímetros de segurança e consolidação de rescaldos ou na realização de trabalhos de abertura, manutenção e beneficiação da rede viária florestal”.

Foi aliás esta a mensagem passada em uníssono quer, pelos representantes das autarquias, quer pela presidente da ADESA, Lurdes Castanheira, mas também por José Carlos Alexandrino, vice-presidente da CIM-RC e Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Penacova, anfitriã do evento que marca igualmente os 23 anos desta associação.

José Artur  Neves, o secretário de estado da Proteção Civil, que, pela primeira vez, contatou com a ADESA e com o seu modelo de funcionamento, salienta a “importância desta lógica intermunicipal e o facto de esta ser uma associação visionária, já que criou um modelo que só hoje se encontra a ser trabalhado e estudado pelo Governo, podendo esta lógica integrada, que tem dado bons resultados, ser o modelo a aplicar futuramente a nível nacional”.

Salientou igualmente, que esta ação o “tornou, sem dúvida alguma, um aliado deste grupo de autarcas e desta região neste modelo de trabalho”.