CentroTV

SEF atribuiu proteções temporárias a 35 mil cidadãos ucranianos, desde o início do conflito na Ucrânia

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) atribuiu, desde o início do conflito na Ucrânia, 34.562 proteções temporárias a cidadãos ucranianos e a estrangeiros que residiam naquele país. Destes 23.144 são mulheres e 11.418 homens.

Os municípios com o maior número de proteções temporárias concedidas, continuam a ser Lisboa, Cascais, Sintra, Porto e Albufeira.

Quanto a certificados de autorização de residência ao abrigo do regime de proteção temporária, contendo números de utente de saúde, de segurança social e de identificação fiscal atribuídos pelas respetivas entidades, o SEF já emitiu 28.892.

Durante o processo de atribuição destes números, os cidadãos podem fazer a consulta dos números que, entretanto, vão sendo atribuídos, na sua área reservada da plataforma digital https://sefforukraine.sef.pt.

Relativamente aos menores, que representam 11.775 do total de 34.526 proteções temporárias concedidas, como decorre da legislação portuguesa, há duas categorias: acompanhados e não acompanhados.