O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, ontem, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, um cidadão estrangeiro, de 38 anos, por fortes indícios da prática do crime de tráfico de pessoas e de auxílio à imigração ilegal, tendo o mesmo ficado sujeito à medida de coação de prisão preventiva.
O homem, proveniente de Bissau, foi detido quando se apresentou na fronteira acompanhado por três crianças do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos, recorrendo ao uso de documentos de viagem alheios, pertencentes a outros menores com semelhanças fisionómicas.
O suspeito alegou que duas das meninas eram suas filhas e a outra sua enteada e justificou o motivo da viagem com a necessidade de tratamento médico em território nacional. Efetuadas diversas diligências, foi possível apurar fortes indícios da prática dos crimes em causa.
As três menores foram, de imediato, afastadas do suspeito e entregues a uma equipa multidisciplinar vocacionada para estes casos, que as encaminhou para uma casa abrigo indicada pelo Tribunal de Família e Menores.
No âmbito da intervenção foram apreendidos os documentos de viagem, cartões de embarque, dois telemóveis e um computador portátil, com vista a preservar provas da prática do ilícito criminal.
O suspeito foi indiciado pela prática dos crimes de tráfico de pessoas, auxílio à imigração ilegal e uso de documentos alheios, e foi conduzido sob detenção ao Tribunal de Instrução Criminal. Após interrogatório judicial, foi-lhe aplicada a medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva.