CentroTV

SEF Mobile já efetuou mais de 10 mil controlos de fronteira

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) começou a utilizar nos nove postos de passagem autorizados um “sistema piloto pioneiro que permite efetuar controlos de fronteira e ações de fiscalização de uma forma mais rápida e segura”, adianta em nota de imprensa.

Trata-se de uma aplicação, designada de SEF Mobile, que já controlou mais de 10 mil cidadãos.

Esta nova aplicação, que utiliza um equipamento móvel, partiu de um conceito totalmente desenvolvido pelo SEF e implementado por uma empresa de Coimbra (Present Technologies).

“A ideia foi concebida para dar resposta às novas exigências de mecanismos de controlo de fronteira mais rápidos e mais eficientes, impostos pela entrada em vigor da legislação europeia”, revela ainda o SEF.

Permite ainda a “captura de impressões digitais para a realização de pesquisas biométricas. Na atual situação, este sistema permite um eficiente controlo documental sem que para tal os inspetores do SEF tenham de manusear o documento e mesmo em situações de pouca cobertura de rede”.

Existem nesta fase inicial cerca de 20 equipamentos distribuídos pelos nove pontos de passagem autorizados.

O projeto encontrava-se em “fase de testes de qualidade quando se verificou a sua utilidade e aplicação para o controlo fronteiriço imposto pelo COVID-19”, diz a concluir o SEF.