CentroTV

Seia em festa com espetáculos de estrelas nacionais

Seia está em festa entre 11 e 15 de agosto. Durante cinco dias, o centro histórico da sede do concelho, na área envolvente à Praça do Município, ganha mais vida e será palco de muita animação, naquela que será a 4ª edição das Festas do Concelho.

O convite é para desfrutar da boa música, com Mickael Carreira, Master Jake, Raquel Tavares, Pedro Abrunhosa e DAMA a ocupar lugar de destaque no vasto programa musical, mas também para apreciar a gastronomia, nas tradicionais tasquinhas de ‘comes e bebes’, e os vários espaços expositivos de artesanato, associações, empresas e Instituições Particulares de Solidariedade Social. A área expositiva abre diariamente às 16h e funciona até à meia-noite, sendo que os bares estarão abertos até às 04h.

As Festas do Concelho são promovidas pela Câmara Municipal de Seia, em parceria com a Associação de Artesãos da Serra da Estrela, a Associação Empresarial da Serra da Estrela e a União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros, e começam na próxima sexta-feira, dia 11 de agosto.

Se no palco principal irão desfilar grandes nomes da música portuguesa, a animação no palco 2 também promete boa companhia, com os grupos locais a entusiasmar um “serão” de convívio e os djs a animar os mais resistentes pela noite dentro. O Grupo de Bombos da Associação Juvenil de São Martinho tem as honras de abertura do programa musical das Festas, momento agendado para as 17h, a que se seguirá o espetáculo ‘JAADOPROJECT’, às 21h. Uma hora depois, Mickael Carreira sobe ao palco principal e, à meia-noite, o humorista Francisco Menezes termina a noite com um espetáculo único, onde conjuga a música com o humor.

O dia 12 tem início com uma Masterclass de Zumba com Sandra Figueiredo e convidados, a partir das 17h. Pouco depois, às 19h30, o palco 2 acolhe a apresentação do Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela, evento que se realiza no último fim-de-semana de agosto. Os espetáculos entram depois em cena, a partir das 21h, com o concerto da banda local ‘Above the Summit’, e têm o seu momento alto, uma hora depois, com a atuação de Master Jake, no palco principal.

O domingo, dia 13, também promete muita animação, proporcionada pelo Grupo de Bombos Zé Pereiras “Aikdoy”, às 17h, e a Tuna de Figueiredo, às 18h30. Mais tarde, o Grupo ‘Bluedrive” sobe ao palco 2, às 21h, mas o ponto alto das celebrações está agendado para as 22h, com a atuação de Raquel Tavares.

No dia 14, a agenda reserva momentos musicais com o Grupo de Concertinistas da Folgosa da Madalena, às 18h, e com ‘The G Project’, às 21h. Nesta segunda-feira as Festas do Concelho acolhem, ainda, o emblemático Pedro Abrunhosa, concerto programado para as 22h, a que se seguirá o Dj Pantaleão.

Pelo quarto ano consecutivo, o certame decorre em paralelo ao programa religioso da Festa da Nossa Senhora da Assunção, organizado pela Comissão de Festas. Assim, o dia 15 de agosto reserva uma das expressões maiores da celebração religiosa. No dia da Padroeira da Cidade, as comemorações têm início às 9h, com a arruada da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Seia, seguindo-se o desfile da Banda Filarmónica de Loriga pelas ruas da cidade e a procissão de receção dos andores das povoações anexas. A encerrar a manhã, decorre a Eucaristia cantada pela Banda de Loriga. Já durante no período da tarde, às 16h, a Banda Filarmónica de Loriga fará um concerto junto ao mercado municipal, seguido de uma Missa Solene cantada pelo Coro de Nossa Senhora da Assunção. A procissão em honra da Nossa Senhora da Assunção encerra as festividades de cariz religioso.

Entretanto, na praça do Município, por volta das 17h00, o Grupo de Cantares Balancé da Cabeça abre o certame. A abrilhantar a última noite, a dupla Carina & Vanessa apresentam, às 21h, o projeto ‘Bel Canto Performers’, espetáculo que antecede o concerto com os DAMA, que se realizará às 22h.

Para os mais resistentes, a zona dos bares recebe os Djs No Maka e Nuno Araújo (dia 11), Dj Lopez 80’s (dia 13) e Dj Gyl (dia 15).