CentroTV

Seia exige ao Governo mais meios, serviços e valências no âmbito da Proteção Civil

O presidente da Câmara de Seia, Luciano Ribeiro, reiterou, ao Governo, a disponibilidade da autarquia para continuar a colaborar com a Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil (ANEPC) no âmbito do dispositivo nacional de combate a incêndios, entre outro, refere a autarquia.

As declarações foram “proferidas durante a receção à Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, que se deslocou a Seia a convite do autarca, depois de presidir, no alto da Torre, à cerimónia de ativação do dispositivo conjunto de proteção e socorro na Serra da Estrela (PONSE)”, adianta a autarquia em nota.

Durante a reunião de trabalho, ocorrida nos Paços do Concelho, Luciano Ribeiro referiu “fazer todo o sentido, porque os recursos não abundam, que o Estado continue a potenciar a utilização dos equipamentos existentes em Seia, nomeadamente a sua infraestrutura aeronáutica”.

O edil relembrou que se “encontram repostas as condições de segurança da pista e que o que importa é estamos focados no futuro, relembrando que os investimentos que ali têm vindo a ser desenvolvidos de forma continuada e a sua localização estratégica, aliada a outros fatores, justificam que o Estado valorize o papel de Seia no momento da afetação dos vários recursos”.

Por isso, revelou, numa “altura em que a autoridade de proteção civil se prepara para alterar toda a componente aérea, que Seia irá posicionar-se para acolher uma parelha de bombardeiros médios (mais adequados para operar neste território) e um helicóptero permanente, que o distrito da Guarda não tem”.

“Se essa janela de oportunidade se abrir a autarquia pondera avançar com a construção de um novo Heliporto, iniciando também a partir de hoje todas as diligências necessárias junto da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) no sentido avançar com o processo de certificação da pista do aeródromo da serra da Estrela”, frisa.

O presidente do Município reconhece que a “localização estratégica do equipamento, por si só, não chega, mas condiciona a realização de novos investimentos naquela infraestrutura à garantia do Estado ali alocar mais meios, recursos humanos, serviços e outras valências no quadro da proteção civil”.

A secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, “referenciou Seia pela positiva e deixou o compromisso de ampliar a plataforma de cooperação com a autarquia”.