CentroTV

Seia vai plantar 5 mil medronheiros na Mata do Desterro

O Município de Seia vai realizar no próximo dia 16 de fevereiro mais uma plantação na Mata do Desterro, uma ação integrada no projeto de recuperação florestal da área ardida.

“A ação traduzir-se-á na plantação de cinco mil medronheiros, espécies adquiridas pela EDP Distribuição – Energia, S.A, no âmbito do Concurso “Preservar a Natureza”, incidindo numa área particularmente afetada pelos incêndios”, refere hoje a autarquia em comunicado.

A Mata do Desterro é propriedade da EDP, gerida pela Câmara Municipal de Seia desde 2007, “através do regime de comodato, tendo em vista o aproveitamento dos recursos existentes no local para o desenvolvimento de atividades de investigação, educação ambiental, turismo e lazer. Trata-se de uma área com cerca de 136 hectares, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, ocupada essencialmente com pinheiros bravos”.

Acrescentando que “à semelhança de outras iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas neste âmbito, a reflorestação está aberta à participação de todos os que pretendam colaborar, numa ação de voluntariado”.

“A organização aconselha o uso de botas, agasalho, impermeável, luvas de trabalho, bem como um pequeno lanche, água. A participação na reflorestação inclui seguro, alguns brindes (oferta da EDP), sendo o transporte da responsabilidade dos participantes. O ponto de encontro será às 09h30 junto ao Coreto, na Senhora do Desterro”, adiantam os organizadores.

Os interessados podem inscrever-se no site www.cm-seia.pt