Reino do Pineal é uma comunidade espiritual que está, desde 2020, instalada em Seixo da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital.
A seita espiritual está envolvida numa polémica por não ter registado e ocultado a morte de um bebé de 14 meses que não estava vacinado e não teve assistência médica.
De acordo com o semanário Expresso, esta comunidade está a ser investigada pelo Ministério Público pela morte e ocultação de um bebé de 14 meses, filho de Água Akbal Pinheiro, líder do Reino do Pineal.
Líder da seita fala sobre o caso no canal que têm no YouTube
O alerta foi dado por um membro da comunidade que está instalada numa quinta isolada na freguesia de Seixo da Beira.
Segundo avança a revista Visão o bebé que nasceu em 2021 não estava vacinado, nunca foi observado por um médico e o parto não foi medicamente assistido. Acabou por falecer em março de 2022.
O caso levou a abertura de um inquérito por parte do Ministério Público e que corre agora no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Coimbra.
Além do Ministério Público, foram também abertos inquéritos pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), a GNR e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).