CentroTV

Sementes lançados por avião nos concelhos mais atingidos pelos fogos

Nesta quarta-feira, milhares de sementes de gramíneas e leguminosas serão lançadas de um Dromader M-18 para ajudar a reduzir a erosão dos solos e ajudar a biodiversidade em zonas afectadas pelo fogo em seis municípios.

O projecto Semear Portugal Por Via Aérea vai lançar as sementes sobre zonas de difícil acesso dos municípios de Mangualde, Nelas, Gouveia, Oliveira do Hospital, Tondela e Seia.

Esta iniciativa, que contou com a presença do Secretário de Estado das Florestas, Miguel Freitas, é da responsabilidade da TAKE C’AIR Crew Volunteers – ONGD e da Replantar Portugal em parceria com a Quercus – ANCN e com a empresa de serviços aéreos Avitrata para ajudar Portugal a renascer.

O projeto visa o lançamento de sementes de gramíneas e leguminosas, com o objetivo ajudar a reduzir a erosão dos solos e promover a biodiversidade em zonas íngremes fustigadas pelos incêndios.

O Município de Oliveira do Hospital integra esta primeira fase do projeto e as ações de lançamento de sementes, via aérea, em áreas ardidas do concelho, estão calendarizadas para amanhã, dia 7 de dezembro.