CentroTV

Sete distritos em alerta vermelho

Sete distritos de Portugal estão, a partir de hoje e até terça-feira , em situação de alerta vermelho devido ao risco de incêndios.

A Proteção Civil está a enviar SMS preventivos para todos os telemóveis que se encontrem nos sete distritos sob alerta vermelho. As mensagens começaram a ser enviadas pelas várias operadoras a partir das 9h00 deste domingo, em português e inglês, avisando para o risco extremo de incendio rural nos distritos de Castelo Branco, Guarda, Leiria, Santarém, Setúbal, Beja, e Faro.

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se a continuação de “tempo quente e seco, destacando-se; vento do quadrante norte, mais intenso no litoral oeste e nas terras altas, principalmente a partir do dia 21, com rajadas até 60-65 km/h (principalmente nas serras do litoral); tempo seco, com valores baixos de humidade relativa em quase todo o território durante a tarde”.

“Fraca recuperação noturna no interior, em especial nas terras altas, e nas serras da região Sul; subida da temperatura máxima no interior hoje, e no dia 22. Noites tropicais em alguns locais; índices de risco de incêndio a manterem-se em muito elevado a máximo nas regiões Norte e Centro até ao vale do Tejo e no Baixo Alentejo e Algarve”, revela ainda a ANEPC.

Haverá um “agravamento da dificuldade das ações de supressão aos incêndios rurais determinada pelas condições meteorológicas, pelo estado de secura da vegetação e pela continuidade do empenhamento nas ações de supressão, especialmente nos grandes incêndios rurais”

.Vão ser estas as medidas preventivas:

– Proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem.

– Proibição da realização de queimadas e queimas de sobrantes de exploração.

− Proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, com exceção dos associados a situações de combate a incêndios rurais.

– Proibição de realização de trabalhos nos demais espaços rurais com recurso a motorroçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal.

– Proibição da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas.

É igualmente proibido o uso de fogo de artifício ou outros artefactos pirotécnicos, estando suspensas as autorizações que tenham sido entretanto emitidas, de acordo com a informação do Ministério da Administração Interna.