CentroTV

Sindicato envia pré-aviso de greve para administração da PSA de Mangualde

 Comissão Sindical SITE-Centro, dirigiu à administração da PSA/Peugeot/Citroën – Mangualde e ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, um pré-aviso de greve.

Segundo adianta em comunicado o sindicato a “direcção da PSA/Peugeot/Citroën – Mangualde, continua a impor calendários de bolsa de horas sem ter em conta os alertas feitos pelos trabalhadores, nomeadamente ao nível do desgaste físico e psicológico, continuando a exercer pressão e repressão, inclusive disciplinar, sobre os trabalhadores, para os forçar a realizar trabalho aos sábados, domingos, em dia de feriado e em dias normais de trabalho (por prolongamento ou acréscimo) para a referida bolsa de horas”.

Revelando ainda que a empresa “marcou horas de produção ao abrigo da bolsa de horas para os dias dos meses de verão, sobrecarregando os trabalhadores com 10 horas de trabalho diário”.

Considera o SITE que “com tal atitude, a direcção da PSA/Peugeot/Citroën põe em causa os direitos dos trabalhadores, a manutenção dos dois dias consecutivos de descanso (Sábado e Domingo) e o efectivo gozo dos dias de feriado, bem como irá criar um desgaste diário, ao nível físico e psicológico”.

A greve tem como objetivo, segundo o sindicato, “o fim da Bolsa de Horas; garantir a manutenção dos dois dias de descanso consecutivo; garantir a não realização de mais de 8 horas diárias de trabalho e o fim da perseguição, chantagem, pressão e repressão.