O Presidente da República afirmou esta manha que “funcionou tudo o que devia ter funcionado” na resposta ao sismo de 5.3 na escala de Richter que ocorreu em Portugal Continental esta segunda-feira.
Marcelo Rebelo de Sousa em conferência de imprensa destacou a “muito boa coordenação entre o Governo e a Proteção Civil” e a “capacidade de resposta muito rápida” ao tremor de terra
Apelando depois a um sentimento de “serenidade, tranquilidade e normalidade”, ecoando as declarações das restantes autoridades.”É um começo de semana normal e natural e sem razões nenhumas de preocupação particular”, frisou.
Segundo Marcelo o cenário é “muito mais favorável do que podia ter sido” e admite que, ao longo das décadas, “aprendeu-se muito, mas pode aprender-se mais”.
“Na formação da sociedade, através das ações das escolas, em estabelecimentos públicos, quer de âmbito nacional, quer de âmbito regional e local”, salientou.
O Presidente antes da conferência de imprensa esteve reunido com o primeiro-ministro em funções, Paulo Rangel, Montenegro está de férias no Brasil, tendo recebido informações com maior pormenor sobre o sismo e a forma como todas as entidades responderam ao evento.