CentroTV

“Sítios Mágicos” não param em agosto e animam Coimbra, Condeixa e Montemor

Os “Sítios Mágicos” continuam este fim de semana, 7 e 8 de agosto, em Coimbra, Condeixa-a-Nova e Montemor-o-Velho.

“Aulas de magia, visitas guiadas e espetáculos protagonizados por mágicos internacionais marcam mais dois dias de animação, desta vez com a presença de Luko Corleone e Andrély. As aulas da Turma 4 da Escola de Magia vão continuar a decorrer na Casa da Escrita”, adianta hoje em nota a autarquia de Coimbra.

Já os espetáculos de magia vão ter lugar no Jardim Botânico, em ambos os dias, pelas 14h30 e 19h00. As entradas são gratuitas, mas é obrigatória a reserva através da Ticketline.

A Turma 4 vai continuar com as aulas que vão decorrer novamente na Casa da Escrita. Já os espetáculos de magia vão decorrer, no sábado e no domingo, no Jardim Botânico, pelas 14h30 e 19h00. Em Condeixa, as sessões vão realizar-se nas Ruínas e Museu Monográfico de Conímbriga – Museu Nacional, às 11h00 e às 17h30, e em Montemor no Castelo, às 11h00 e às 14h30, em ambos os dias.

No fim de semana passado decorreram as primeiras aulas da Turma 4 da Escola de Magia, nas quais participaram alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, matriculados nas escolas dos concelhos de Coimbra, Condeixa e Montemor, mediante inscrição prévia.As aulas da quarta e última turma decorrerão até 22 de agosto. Recorde-se que das quatro turmas de cada um dos municípios parceiros serão selecionados alguns alunos para participarem nas Galas de Magia, que se irão realizar em setembro, em Coimbra, Condeixa e Montemor.

O programa “Sítios Mágicos”, financiado por fundos europeus, garante uma programação cultural em rede, com direção artística do mágico Luís de Matos, com atividades totalmente gratuitas que incluem espetáculos de magia, visitas guiadas, escolas de magia e galas finais, em que terão oportunidade de se apresentar os alunos das várias turmas de magia.

Um evento que tem como objetivo dar a “conhecer o património, dinamizar o turismo interno e as economias locais, envolvendo de forma direta as populações em experiências artísticas e culturais. A concretização deste projeto conta, pois, com a colaboração de diversas entidades, como a Associação Académica de Coimbra, o Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes e a Universidade de Coimbra, através da cedência de espaços, do acolhimento dos espectadores e de visitas aos locais”.

“Este é, assim, mais um contributo das câmaras municipais de Coimbra, de Condeixa-a-Nova e de Montemor-o-Velho para a retoma das atividades culturais, depois de um período de confinamento como medida de contingência para a pandemia da COVID-19. A programação decorre em locais com forte ligação à história dos concelhos, com todos os espaços e equipamentos culturais a respeitarem as orientações da Direção-Geral da Saúde e as regras previstas nos planos de contingência municipais”, conclui.