CentroTV

SMTUC com cinco novos autocarros

O presidente da CMC, Manuel Machado, apresentou ontem, no café concerto do Convento São Francisco, cinco autocarros novos de passageiros que reforçam a frota dos SMTUC.

As cinco viaturas custaram aos cofres camarários quase um milhão de euros (999.621 euros c/IVA), adianta em comunicado a autarquia.

Os novos veículos são da marca Temsa LF12 e apresentam uma lotação de 102 lugares. Dispõem de rampa para cadeiras de rodas e podem elevar ou baixar a altura da carroçaria ao solo.

O atual executivo da CMC tem apostado na renovação da frota dos SMTUC, que se traduziu num reforço de 30 veículos durante o presente mandato, a que corresponde um investimento municipal de 3,3 milhões de euros.

Além dos cinco autocarros novos hoje apresentados, a lista inclui 10 autocarros usados, outros 5 autocarros novos (também Temsa LF12), 2 miniautocarros híbridos, 1 viatura de transporte de pessoas com mobilidade reduzida, 3 miniautocarros e mais 4 miniautocarros (em construção).

A renovação de autocarros dos SMTUC tornou-se prioritária para o atual executivo da CMC, uma vez que a frota apresenta uma média de 15 anos de idade; 40% tem mais de 15 anos e cerca de 25% tem duas décadas, ou mais, de serviço. Além do fator idade, um autocarro dos SMTUC percorre, em média, 70.000 km anuais, em ambiente urbano, uma utilização bastante desgastante para os elementos mecânicos.