CentroTV

SMTUC dizem que suspeições do Somos Coimbra são infundadas

Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) esclarecem, perante as “suspeições infundadas levantadas por um comunicado do movimento ‘Somos Coimbra”’, que a empresa prestadora de serviços procedeu, na semana passada, à “remoção de equipamentos instalados em viaturas pois a vigência desse contrato já terminou”.

2Esses trabalhos, tal como outros de diversas empresas prestadoras de serviços, decorrem nas instalações dos SMTUC durante o final de tarde ou noite, quando a frota está recolhida, tal como hoje vão decorrer normais trabalhos de manutenção e instalação de equipamentos semelhantes em novas viaturas adquiridas recentemente, serviços esses que estão enquadrados em contratos ainda em vigor”, adianta hoje em nota de imprensa os SMTUC.

Acrescentando que é “absolutamente lamentável que o vereador José Silva, líder do movimento ‘Somos Coimbra’, não tenha noção das responsabilidades que a posição que ocupa lhe exigem e lance publicamente constantes, falsas e irresponsáveis acusações para enlamear a imagem e o bom nome dos SMTUC e dos seus trabalhadores, que de forma honrada, digna e dedicada têm realizado, ao longo dos anos, o seu trabalho permitindo manter os transportes públicos municipais com qualidade, brio e responsabilidade social”.

No entender dos SMTUC “não é aceitável que um vereador tente achincalhar o bom nome dos SMTUC, que são pioneiros na sua área, dos poucos serviços municipalizados de transportes urbanos a nível nacional financiados pelos cofres municipais, com mais de um século de provas dadas e que nos últimos sete anos têm sido estrategicamente valorizados pela Câmara Municipal de Coimbra, presidida por Manuel Machado”.

“Esta estratégia de contratação de mais 64 trabalhadores para a função de motorista de transportes coletivos de passageiros e de aquisição de mais autocarros (79 viaturas adquiridas desde 2014) vão permitir continuar a prolongar a rede e a oferta dos SMTUC”, frisa.

Adiantando que ontem na reunião do executivo municipal foi “aprovado que, a partir de abril, a rede de transportes públicos vai ser prolongada às freguesias da zona norte de Coimbra, designadamente Brasfemes, Souselas e Botão, sendo ainda reforçada nas freguesias de Eiras, São Paulo de Frades, Trouxemil e Torre de Vilela. A criação de cinco novas linhas vai beneficiar mais de 20 mil habitantes com o aumento da oferta, de fiabilidade e de qualidade dos transportes, para além de permitir o acesso às tarifas sociais praticadas pela autarquia, gerando poupança às famílias residentes na zona norte de Coimbra”.

Também na reunião de ontem o presidente da Câmara de Coimbra “assumiu que a rede dos SMTUC vai continuar a ser alargada, chegando em breve às freguesias da margem direita do Mondego, até ao limite do concelho, isto é, prosseguir para Antuzede, São João do Campo, São Silvestre, São Martinho de Árvore e Lamarosa”, salienta.

“Estamos certos de que os cidadãos de Coimbra reconhecem, estimam e se solidarizam com este trabalho da autarquia e dos funcionários dos SMTUC, que continuam empenhados na defesa do serviço público de transportes urbanos”, conclui.