CentroTV

SMTUC reabrem parque Ecovia na Rua do Padrão na segunda-feira

Na próxima segunda-feira, dia 3 de abril, vai ser aberto ao público o requalificado parque de estacionamento do Sistema ECOVIA na Rua do Padrão, da responsabilidade dos Serviços Municipalizados Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), informa hoje em nota a autarquia.

Esta medida pretende “dar resposta à supressão de lugares de estacionamento e condicionamentos de trânsito, no âmbito das obras do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) a decorrer no interior do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)”, sublinha.

O novo Parque da Casa do Sal (norte) vai “disponibilizar 71 lugares de parqueamento, sendo quatro destinados a cidadãos portadores de deficiência, e funcionando aos dias úteis das 06h45 às 19h15 (exceto agosto)”.

O Parque será servido pela Linha Vermelha do Serviço ECOVIA assegurando as ligações entre a Casa do Sal (Jardim) e os CHUC (Pr. Mota Pinto), passando pela Estação de Coimbra-B (Rua do Padrão), Hospital Pediátrico, CHUC (Avenida Bissaya Barreto) e IPO/Escola de Enfermagem.

Esta medida visa, “primordialmente, criar uma alternativa eficaz para todos aqueles que pretendem deslocar-se para Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Hospital Pediátrico, Hospital CUF Coimbra, Instituto Português de Oncologia e Escola Superior de Enfermagem de Coimbra”, realça ainda o município.

Tal como nas restantes linhas do Sistema “Park & Ride” ECOVIA, são válidos os seguintes Títulos de Transporte: Passe Rede Geral, Passe Rede Geral (entidade), Bilhete “2 Deslocações + Estacionamento”, Bilhete “2 Deslocações + Estacionamento (entidade)”, Bilhete “2 Deslocações / Acompanhante”, Bilhete “4 Deslocações + Estacionamento” e o Bilhete “4 Deslocações + Estacionamento (entidade)”. Os passageiros que não disponham de qualquer Título de Transporte poderão adquirir o “Bilhete de Motorista” a bordo da viatura.

Em reunião entre os serviços da autarquia e os Conselhos de Administração do CHUC e do Hospital da Luz, “houve consenso quanto ao papel fundamental dos transportes públicos no alívio da pressão do estacionamento nas zonas hospitalares”.

Nesta fase inicial, os SMTUC vão “manter a monitorização da procura desta linha do Sistema ECOVIA, podendo proceder ao reforço da mesma caso assim se justifique”, diz a concluir a câmara.