CentroTV

Sociedade Musical de Santa Marinha sobe ao palco da Casa Municipal da Cultura de Seia

A Sociedade Musical Estrela Da Beira (Santa Marinha) apresenta-se em palco, este domingo (17 de setembro), no âmbito da segunda edição do projeto municipal FILARMONIAS.

O concerto está agendado para as 15h00, no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia, e será acompanhado pela cantora Verónica Ribeiro.

A Sociedade Musical Estrela da Beira foi fundada a 22 de setembro de 1846 na aldeia de Santa Marinha, no concelho de Seia, quando um pequeno grupo de pessoas se uniu em torno da música e formou aquela que é hoje a banda filarmónica.

O historial da banda, que este ano celebra o seu 177.º aniversário, é rico em concertos e eventos culturais, num trabalho de promoção pela região. De realçar a gravação, em 2018, do seu primeiro CD profissional e, no ano seguinte, a sua apresentação ao público num Cine Concerto.

O projeto “Filarmonias” foi criado pelo Município com o objetivo de divulgar as cinco coletividades musicais do concelho e valorizar a sua atividade cultural. Quase todas centenárias, as bandas filarmónicas do concelho desempenham um papel preponderante na formação musical e na vida cultural das populações, contribuindo para o enriquecimento do concelho.

O primeiro concerto do “Filarmonias” foi a 25 de abril deste ano, com a Banda de Santa Cecília de São Romão, a que se seguiu, em maio, o concerto da Filarmónica 1º de Janeiro de Carragozela. A 22 de outubro, sobe ao palco a Sociedade Recreativa Musical Loriguense, finalizando a 2 de dezembro, com a Banda Torroselense Estrela D’Alva.