“Quando Ansião se junta, a festa acontece” é o mote das Festas do Concelho de Ansião 2026, cuja programação foi apresentada na passada sexta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Com um cartaz diversificado, o evento aposta na música, cultura, desporto, gastronomia e animação para todas as idades, tendo como principais cabeças de cartaz Sons do Minho, Miguel Araújo e Sara Correia.
Na apresentação oficial, o presidente da Câmara de Ansião, Jorge Cancelinha, explicou que o objetivo foi, desde o início, criar “uma festa participada e participativa”, capaz de envolver os munícipes e atrair visitantes ao concelho.
“O programa foi pensado para ser diversificado, eclético e atrativo”, sublinhou o autarca, destacando que a edição deste ano surge também com uma imagem gráfica renovada, mais moderna e adaptada às atuais tendências de comunicação.
Uma das principais novidades passa pela valorização da Mata Municipal, que assume um papel central no recinto das festas. O espaço acolherá a nova Praça das Freguesias, onde as juntas de freguesia e o movimento associativo do concelho terão um espaço de divulgação e promoção das suas atividades.

A pensar nas famílias, será igualmente criado o espaço “Ansião a Brincar”, dedicado às crianças, reforçando a componente familiar do certame.
O desporto ganha igualmente maior expressão nesta edição, com atividades ao longo dos quatro dias das festas e a inauguração de um novo espaço dedicado ao Disc Golf, modalidade em crescimento em Portugal. Integrado no projeto intermunicipal Sicó Outdoor Center, o equipamento ficará instalado na Quinta das Lagoas, representando um investimento na ordem dos 30 mil euros.
Segundo Jorge Cancelinha, a ambição do município passa por conseguir acolher competições internacionais da modalidade “no espaço de dois anos”.
A tradicional Mostra de Atividades contará com cerca de 90 expositores, distribuídos entre a Avenida Coronel Vitorino Henriques Godinho, junto à Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello, e a Avenida Luís de Camões, nas imediações do Campo da Mata.
O Centro Cultural de Ansião integra igualmente a programação, recebendo a exibição do filme Toy Story 5, a estreia da nova produção do Teatro Olimpo e uma exposição na renovada sala polivalente.
O programa contempla ainda o habitual encontro de folclore, que este ano reunirá exclusivamente os seis ranchos folclóricos do concelho, reforçando a identidade cultural local.
No encerramento da apresentação, o vice-presidente da Câmara Municipal, Sérgio Pires, destacou o espírito que presidiu à organização do evento. “Mais do que virem à festa, a ideia foi que as pessoas fizessem a festa”, afirmou, sublinhando o envolvimento da comunidade como principal marca das Festas do Concelho de Ansião 2026.








































































