CentroTV

Sophia regressa ao Teatrão

Com reestreia marcada para 26 de janeiro, o espetáculo Sophia regressa à Oficina Municipal de Teatro para levar pais e filhos a viajar no universo fantástico de Sophia de Mello Breyner Andresen. Esta é a reposição do espetáculo de 2016 e integra o programa oficial das comemorações do centenário da autora.

As comemorações tiveram início no passado dia 12, sábado, e estendem-se por todo o ano, dividindo-se entre a música e a dança, as artes plásticas, leituras e colóquios e, claro, o teatro. A produção do Teatrão estreou originalmente há pouco mais de dois anos e encaixa perfeitamente na programação alinhavada pelo Centro Nacional de Cultura para assinalar os 100 anos do nascimento da poetisa.

Desde a estreia, em 2016, o espetáculo já recebeu mais de 20 mil espectadores entre a temporada em Coimbra, a digressão que passou por Aveiro, Braga, Estarreja e Lagos, e a participação no Festival AR, organizado pelo Teatrão. Desta vez, a reposição terá três semanas de apresentações: para o público escolar – com as sessões já esgotadas – de terça a sexta, para o público geral aos sábados da parte da tarde.

“Este espetáculo é uma viagem. Uma viagem que começa dentro de casa, começa na vontade de descobrir o que está para lá dos muros do quintal. Entramos, então, numa floresta densa, povoada por anões e fadas, onde encontramos o caminho do mar e nos encantamos por uma menina muito singular – a Menina do Mar. Embalados pelas marés chegamos até à Terra Santa e ao Oriente onde aprendemos a sentir saudade de casa e a voltar, mais ricos e de coração cheio.”

A criação propõe uma viagem que passa pelos contos “Noite de Natal”, “A Floresta”, “A Fada Oriana”, “A Árvore”, “O Rapaz de Bronze”, “A Menina do Mar” e “O Cavaleiro da Dinamarca”, incorporando no espetáculo ilustrações da autoria de Ana Biscaia nas aventuras de fadas, anões, bruxas, cavaleiros e navegadores que fazem parte do imaginário dos mais novos e dos mais velhos.