CentroTV

Subidas Épicas arrancaram na Lousã

A Lousã acolheu, ontem, a inauguração da subida épica que liga o centro da vila (Parque Carlos Reis) ao Trevim.

Este percurso, com cerca de 26 quilómetros de extensão e 992 metros de desnível total, surpreende pelo seu grau de desafio e pela espetacularidade das paisagens envolventes.

A inauguração contou com mais de 100 ciclistas – de várias idades e com diferentes ritmos – merecendo destaque a presença e participação da equipa profissional EFAPEL/Aldeias do Xisto.

O projeto Subidas Épicas – Bike Roads Aldeias do Xisto, traz a Portugal um conceito que está em pleno desenvolvimento em vários destinos de montanha em todo o mundo e, em especial, na Europa.

Esta iniciativa passa por caracterizar o percurso das subidas mais emblemáticas e desafiantes de Portugal, com uma sinalética específica que indica aos utilizadores a distância ao final da subida, a altitude e a inclinação do próximo quilómetro.

As Bike Roads são um conjunto selecionado dos melhores cenários e estradas para a prática do ciclismo, permitindo aos utilizadores desfrutar destes percursos em autonomia e ao longo de todo o ano, sozinhos ou em grupo. São subidas cujas características técnicas, associadas à distância, desnível acumulado, altitudes e inclinações, as tornam em desafios apelativos para os ciclistas amadores, permitindo experimentar as sensações vividas pelos profissionais nas grandes escaladas das competições mais carismáticas.

Para o presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, “num concelho onde as modalidades ligadas às bicicletas são bastante reconhecidas e onde existem condições naturais de excelência para a sua prática, este será mais um fator de atração que, aliado à marca Aldeias do Xisto e também à marca Louzanpark, criará diversos desafios aos praticantes e potenciará a visita a este magnifico território”.