CentroTV

Super especial do Rali de Portugal e Serenata Monumental de Coimbra em rota de colisão

A Serenata Monumental da Queima das Fitas de Coimbra e a anunciada super especial do Rali de Portugal também na cidade dos estudantes, ambas marcadas para o dia 19 de maio à noite, geram desconforto entre a organização da Queima.

A sobreposição coloca em causa a realização do momento que dá início à festa dos estudantes no espaço tradicional.

Recorde-se que ontem o presidente do ACP, Carlos Barbosa, anunciou a realização pela primeira vez desta super especial a abrir o Rali de Portugal.

Em declarações hoje à tvAAC, Carlos Missel, o coordenador-geral da Queima das Fitas, afasta um possível reagendamento da festa dos estudantes, anunciada entre os dias 20 e 27 de maio, já que “o calendário da Queima das Fitas está no calendário escolar”, aprovado em Senado da Universidade de Coimbra no ano passado.

“As datas terão que ser sempre as mesmas”, garantel. A manterem-se as datas, os acordes da Canção de Coimbra ficam sem os lugares tradicionais e mais emblemáticos da cidade para os receber.

O Largo da Sé Velha, local típico da Serenata Monumental da QF, tem agendadas intervenções para essa altura.

Já o Paço das Escolas e a Sé Nova, espaço adotado para a realização do evento no passado mês de outubro, devido à pandemia da COVID-19, vão ser ocupados pela prova automóvel.

Apesar de considerar “logisticamente difícil” a realização dos dois eventos em simultâneo, Carlos Missel acredita que a alteração da data da Queima das Fitas é mais complicada.

Ainda assim, sem querer assumir a mudança da super-especial, o coordenador-geral realça a necessidade de um “entendimento” entre a Comissão Organizadora da Queima das Fitas, a reitoria da Universidade de Coimbra, a Câmara Municipal.

Fonte: tvAAC