Pedro Marques, de 33 anos, suspeito de tentativas e violação em Guimarães ficou em prisão preventiva, depois de ter sido detido pela Polícia Judiciária de Braga.
O suspeito foi insultado esta tarde por populares que se encontravam à saída do tribunal, onde lhe foi decretada por um juiz a medida de coação mais grave.
Aquando da sua detenção ocorrida ontem, a PJ avançou ao anunciar a detenção de Pedro Marques, que foi detido pela prática de um crime de ameaças e de um crime de violação.
“Os factos ocorreram na madrugada do passado dia 22/08/2023, no centro da cidade de Guimarães, e visaram um casal de namorados, com 21 e 22 anos de idade”, referiu a PJ..
O suspeito, “após efetuar várias passagens de carro pela zona, acabaria por apear-se e abordar os jovens, que interpelou de forma provocatória. De seguida, empunhando uma faca, ameaçou diretamente o elemento masculino, levando a que este se afastasse do local. Nessa sequência, a jovem e o suspeito acabaram por ficar fora do ângulo de visão do namorado da primeira, altura em que o suspeito a manietou, ameaçando-a com a faca e encaminhando-a para uma artéria adjacente, onde, num local mais escondido, acabou por, com recurso à força e agressão física, praticar contactos e atos sexuais de relevo com ela”.
A investigação encetada conduziu à i”dentificação do suspeito, o qual foi ontem abordado e alvo de diligências que permitiram recolher elementos de prova e que culminaram na sua detenção”.
Destas mesmas diligências foi “possível recolher outros elementos de prova e associar este indivíduo a uma série de casos semelhantes que vinham ocorrendo em vários locais da zona de Guimarães”, salientou ainda a PJ..
O suspeito tem já antecedentes criminais pela prática de crimes de natureza violenta.