No cumprimento das orientações da Direção Geral de Saúde, e em articulação com o Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), o Núcleo Regional do Centro da LPCC suspende as atividades de Rastreio de Cancro de Mama na Região Centro.
“Face ao evoluir da crise epidémica da COVID-19 e considerando a prevenção a melhor forma de lidar com esta situação, o Núcleo Regional o Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC), em articulação com o Conselho Diretivo da ARSC, deliberou suspender, pelo período de 15 dias, as atividades de Rastreio de Cancro de Mama na Região Centro”, adianta a LPCC.
Com vista a “reduzir os riscos de exposição e contágio epidemiológico por novo coronavírus (Covid-19), e no cumprimento das orientações da Direção Geral de Saúde, a LPCC.NRC desconvocará para rastreio todas as mulheres a quem já foi remetida uma carta convocatória”.
Nos concelhos onde o rastreio está a decorrer, “este vai ser suspenso já a partir de segunda-feira próxima (16 março). Nos concelhos que aguardam a chegada posterior do rastreio, informa-se que, devido a estas circunstâncias, o mesmo chegará com previsíveis atrasos”.
No que se refere às consultas de aferição (nos casos em que se verifica a necessidade de repetição do exame para esclarecer alguma dúvida), a LPCC.NRC deliberou que “todas as marcações feitas, até ao momento, serão cumpridas nas semanas mais próximas”.
A decisão de suspensão das atividades de Rastreio de Cancro da Mama será avaliada semanalmente pela Direção do Núcleo Regional do Centro, em conjunto com as entidades de saúde competentes.
A Direção da LPCC.NRC lamenta todos os inconvenientes provocados por esta circunstância, esperando retomar as atividades do Rastreio de Cancro da Mama tão breve quanto possível.