CentroTV

Syriza deve ganhar com maioria absoluta na Grécia

As projeções divulgadas pelas televisões gregas apontam para uma vitória do partido esquerdista Syriza nas eleições deste domingo, com uma votação que oscilará entre os 35,5% e os 39,5%, elegendo entre 146 a 158 deputados.

Para alcançar a maioria absoluta são necessários 151 deputados.

Em segundo lugar deverão ficar os conservadores da Nova Democracia, a quem as sondagens à boca das urnas atribuem um resultado entre 23 a 27% dos votos. Com este resultado, o partido do atual primeiro-ministro Samaras elege 65 a 75 deputados.

Em terceiro lugar nestas eleições, mas já a uma grande distância dos dois primeiros, estão dois partidos: o nacionalista Aurora Doura e o centrista To Patami, com um resultado entre 6,4 e 8% dos votos. Segue-se o KKE (Partido Comunista) com 4,7 a 5,7, o PASOK (socialista) com 4.2 a 5.2, o ANEL (gregos independentes) com 3.5 a 4.5 e o Kinima (socialista) com 2.2 a 3.2 % dos votos.

Nas primeiras declarações aos jornalistas estrangeiros, os responsáveis do Syriza deram conta de uma “uma vitória histórica. Os gregos votaram pela esperança e contra as políticas de austeridade”. Este é “o primeiro passo para um movimento progressista na Europa. O novo Governo implementará de imediato medidas para combater a crise humanitária na Grécia e iniciará negociações com os seus parceiros europeus”.

As urnas de voto fecharam às 19 horas (17 horas em Portugal) e quase de imediato foram anunciadas as primeiras projecções.

Está previsto que o Ministério do Interior, que controla o processo eleitoral, avance com uma previsão oficial, esta já elaborada partir dos resultados das primeiras contagens, por volta da 21.30 horas (19.30 horas em Portugal).

Fonte: JN