No dia em que se assinala o Dia Mundial do Turismo, o Município de Tábua formalizou a sua adesão à Associação de Municípios do Portugal Romano (AMPR), reiterando o esforço do Município na classificação e valorização do legado romano existente no Concelho.
A cerimónia contou com a presença dos presidentes da Direção e Assembleia-Geral da AMPR, Nuno Moita e Graça Silva, respetivamente, e do Executivo Municipal de Tábua, Ricardo Cruz, bem como dos Vereadores.
Para o presidente da autarquia, e na sequência da recuperação já realizada pelo Município na Via Romana da Pedra da Sé, esta adesão é fundamental para ganhar escala e notoriedade na contínua valorização do património romano do Concelho, com o objetivo de alavancar o turismo local e regional, numa ação concertada entre Municípios, diversificando e qualificando a oferta turística de Tábua.
Na sua intervenção Nuno Moita referiu que a Associação, criada em março de 2020, tem como principal objetivo lançar uma rede de âmbito nacional que possa levar à criação e promoção da Rota do Romano, estabelecer relação com parceiros europeus, nomeadamente a Rede das Cidades Europeias do Atlântico, e ajudar à preservação do património romano, congratulando-se pela adesão do Município de Tábua, passando a mesma a contar com 13 associados.
A encerrar a cerimónia, usou da palavra a presidente da Assembleia Geral da AMPR, Graça Silva, que reiterou as palavras ditas anteriormente, salientando que, desta forma, a Associação está a reforçar a sua presença, num processo que gera mais escala e mais visibilidade deste património cultural.