CentroTV

Tábua marcou presença na Festa das Coletividades e Casas Regionais de Lisboa

O concelho de Tábua marcou presença na 6ª edição da Festa das Coletividades e Casas Regionais de Lisboa, iniciativa organizada pela ACCL – Associação das Coletividades do Concelho de Lisboa -, pela ACRL – Associação das Casas Regionais em Lisboa – e pela FCDL – Federação das Coletividades do Distrito de Lisboa, e que decorreu nos dias 27, 28 e 29 de maio, em Lisboa.

O evento, que contou com o forte envolvimento de Casas Regionais e outras coletividades de cultura e recreio de todo o país, permitiu “divulgar o que de melhor as diferentes regiões oferecem a nível turístico, cultural, gastronómico, conferindo destaque às suas tradições e à sua identidade”, avança em nota autarquia.

Numa parceria entre a Casa dos Tabuenses e o Município, o espaço de Tábua, onde marcaram presença o presidente e vice-presidente da Câmara, teve “uma grande procura por parte dos milhares de visitantes que passaram pela Alameda D. Afonso Henriques, onde puderam apreciar o que de melhor se produz no concelho, desde o Pó de Mirtilo, o Mel, o Pão, a Cerveja Artesanal, a doçaria, os Queijos, os Enchidos, o Vinho do Dão, assim como o artesanato característico deste território”.

O Município realça a atuação da Academia Artística do Município de Tábua, que durante a tarde de sábado, “animou e deliciou uma plateia repleta de entusiastas da cultura portuguesa, tendo apresentado uma atuação de grande qualidade que mereceu elogiosas referências dos presentes”.

Para Ricardo Cruz, presidente da autarquia estas iniciativas são “fundamentais para demonstrar a vitalidade dos territórios rurais de Portugal e para reforçar a ligação da diáspora tabuense residente na Grande Lisboa ao concelho, assumindo-se como seus grandes embaixadores, colaborando ativamente na promoção de “Tábua, O Encanto das Beiras” junto do público urbano motivando-o a visitar e a consumir os produtos de qualidade aqui produzidos”.

O autarca aproveitou a presença para destacar a importância da Casa dos Tabuenses para “a união e coesão entre os naturais do concelho, incentivando os seus responsáveis a introduzir uma nova dinâmica na Instituição, para o que poderão contar com a colaboração ativa do Município de Tábua”.