CentroTV

Taça de Portugal de ciclismo decorre hoje em Anadia

O concelho de Anadia vai receber, hoje, a prova de reabertura da Taça de Portugal em ciclismo.

Trata-se de um contrarrelógio individual, numa extensão de 22 kms, reservado a corredores das categorias de Elite e Sub23 masculinos.

A prova conta com cerca de uma centena de corredores, em representação de 23 equipas continentais, de clube e atletas portugueses pertencentes a equipas estrangeiras da disciplina de estrada.

Destaque para a presença de Rui Costa, Campeão do Mundo 2010, bem como dos gémeos Ivo Oliveira e Rui Oliveira, da equipa UAE Team Emirates.

Garantidas ainda as presenças de dois ex-vencedores da Volta a Portugal: Gustavo Veloso (2014 e 2015) e Ricardo Mestre (2011), ambos da W52 FCPorto.

Nota ainda para quatro nomes de peso da equipa Efapel: Sérgio Paulinho (Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos 2004), Tiago Machado, campeão nacional de contrarrelógio em 2009, António Carvalho, 3º a época passada nos nacionais de contrarrelógio e Jóni Brandão, 2º classificado da Volta a Portugal 2019.

O primeiro corredor a sair para a estrada será Pedro Andrade (Hagens Berman Axeon), às 15h00. Rui Costa fecha a lista de partida, às 16h32. O percurso tem início no Centro de Alto Rendimento (CAR) de Anadia, em Sangalhos, atravessando algumas localidades do concelho, nomeadamente Vale de Estêvão, Mogofores, São Lourenço do Bairro, Paredes do Bairro, Ancas, Amoreira da Gândara, Fogueira e termina na Rua da Fonte Nova em Sangalhos.

O Contrarrelógio irá ter medidas de segurança reforçadas, decorrentes do Covid-19. Os adeptos não terão acesso às zonas reservadas de partida e de chegada. Os “amantes” da modalidade devem evitar grandes aglomerados, devendo distribuir-se ao longo do percurso, respeitando assim as normas de segurança e o manual de desconfinamento do adepto de ciclismo.

A prova é organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, em colaboração com a Associação de Ciclismo da Beira Litoral.