CentroTV

Taça do Mundo de Dowhill na Serra da Lousã e sem público

A Lousã recebe, entre hoje e domingo, duas rondas da Taça do Mundo de Downhill (DHI). Estão inscritos mais de 200 corredores, oriundos de 31 países.
A pista, em pleno Louzanpark, é bem conhecida da elite mundial de DHI, que ali faz testes e estágios em inícios de temporada, mas que também já lá tem competido em provas internacionais, como o Campeonato da Europa, realizado em 2018.
A lista de inscritos conta com a nata internacional da disciplina mais radical do BTT. No setor feminino de elite, a Lousã recebe o pódio completo do último Campeonato do Mundo, a suíça Camille Balanche, a francesa Myriam Nicole e a eslovena Monika Hrastnik. Myriam Nicole é também a segunda na geral da Taça do Mundo e, entre outras rivais, irá enfrentar a comandante do troféu, a compatriota Marine Caribou, e a terceira do ranking, a alemã Nina Hoffmann.
Entre a elite masculina os franceses têm dado cartas nas últimas semanas e prometem estar na dianteira nas duas rondas portuguesas da Taça do Mundo. Desde logo o primeiro do ranking, Loris Vergier, mas também o terceiro da tabela Thibaut Drappela, e o medalha de bronze no último mundial, Rémi Thirion. Outros nomes a seguir de perto são o vice-campeão mundial, o austríaco David Trummer, ou o britânico Matthew Walker.
Entre os participantes contam-se 7 portugueses para uma prova numa pista que traz boas recordações às cores nacionais. Foi na Lousã que, em 2018, Francisco Pardal e Tiago Ladeira se sagraram campeões europeus, de elite e juniores, respetivamente.
Os portugueses inscritos para as duas etapas lousanenses da Taça do Mundo são Emanuel Pombo, Francisco Pardal, José Borges, Tiago Ladeira e Margarida Bandeira, em elite, e Nuno Reis e Gonçalo Bandeira em juniores.
A expectativas são muito elevadas para o desempenho dos juniores, uma vez que Nuno Reis chega à Lousã no segundo lugar da geral da Taça do Mundo nesta categoria e Gonçalo Bandeira é o sétimo da tabela.
As comitivas já estão na Lousã, mas a ação competitiva arranca na quinta-feira, dia das descidas de qualificação, que se realizam entre as 12h15 e as 15h00. Na sexta corre-se a final da primeira etapa portuguesa da Taça do Mundo. A competição júnior arranca às 9h45, seguindo-se, às 12h30, a elite feminina e, às 13h30, a elite masculina.
Sábado, a partir das 12h15, é o dia de qualificação para as finais de domingo, que abrem com os juniores, às 9h45, e fecham com as corridas de elite, as femininas correm às 12h30 e os masculinos uma hora mais tarde.