CentroTV

TAGV continua a apostar na divulgação de cinematografia do mundo

O Teatro Académico de Gil Vicente continua a privilegiar a exibição de cinema que obteve nas últimas décadas um lugar de destaque na sua programação regular, em parceria com entidades nacionais: pela Medeia Filmes, produtora de Paulo Branco; o Instituto Francês de Portugal – Alliance Française; Goethe Institut – Kino; Centro de Estudos Cinematográficos – AAC; Festival de Animação de Lisboa – MONSTRA; Associação Il Sorpasso – Festa do Cinema Italiano; Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra/Curso de Estudos Artísticos; entre outros.

De setembro de 2015 a julho de 2016, o TAGV acolheu cerca de 14 mil espetadores nas várias sessões de cinema.

A “cinematografia do mundo” adquiriu nos últimos anos uma presença forte no Teatro, com o acolhimento de vários festivais e ciclos, entre os quais a Festa do Cinema Francês.

O projeto, com uma longa tradição na cidade de Coimbra, traz ao TAGV a cinematografia francófona mais recente, mobilizando anualmente mais de 4.000 espectadores.

Em outubro e novembro de cada ano, para além da Festa do Cinema Francês, o TAGV continua a acolher o Caminhos Film Festival, festival que dá a conhecer os mais recentes projetos de cinema português, cuja vitalidade dos últimos anos têm-no distinguido nos certames internacionais mais importantes.

Em Coimbra, numa lógica de rede com várias cidades do país, o cinema contemporâneo celebra-se igualmente através de outras línguas. Assim, o TAGV recebe de forma regular, desde 2011/2012, a Festa do Cinema Italiano e o Kino – Mostra de Cinema de Expressão Alemã.

Somam-se ainda iniciativas de qualidade, com regularidade mensal ou anual, tais como as Sessões do Carvão, programação de cinema clássico envolvendo os alunos de Estudos Artísticos nas escolhas dos filmes.

A animação tem lugar no TAGV, agora através da parceria com a Associação Meridional de Cultura/ Festival MONSTRA, que propõe mensalmente, ao sábado, o seu programa Cinema em Família, que exibe uma singular seleção de curtas-metragens de diferentes países da Europa realizadas entre 2007 e 2009, com diversas temáticas e distintas técnicas de animação, tendo como principal objetivo promover o espírito crítico dos mais jovens e o debate em família sobre cada um dos filmes.

Dando continuidade ao ciclo Cinema à Segunda criado em 2011, em que destaca semanalmente a cinematografia de autor europeia e mundial, o TAGV apresenta mais uma “mão-cheia” de filmes com estreia em exclusivo em Coimbra, no TAGV.