CentroTV

Teatrão apresenta nova peça “Filho?”

A temporada de FILHO? arranca esta quinta, 28 de novembro, na Oficina Municipal do Teatro.

O espetáculo para maiores de seis anos é uma coprodução entre o Teatrão e o Teatro O Bando que convida toda a família repensar o momento em que vivemos. A criação teve a sua temporada de estreia em Palmela, tendo sido já apresentada a cerca de 300 crianças, ao longo de 25 espetáculos. Com encenação e dramaturgia de João Neca, FILHO? é um espetáculo que parte do livro Para onde vão os guarda-chuvas do autor português Afonso Cruz e que estará em cena até 28 de dezembro com sessões para escolas e para o público geral.

Resultado de um processo de cocriação inteiramente partilhado pelo Teatrão e pelo Teatro O Bando, FILHO? estreou oficialmente dia 24 de outubro, em Vale dos Barris, depois de praticamente nove meses de gestação, como brinca João Neca. FILHO? é então o culminar de um cruzamento de metodologias de trabalho e das várias experiências que as duas companhias têm vindo a arrecadar, no ano em que a de Coimbra celebra 25 anos e a de Palmela 45.
A história e personagens baseiam-se naquelas imaginadas por Afonso Cruz, personificando-se em Fazal, Aminah e Badini, uma família de sobreviventes numa cidade em guerra que vê a sua esperança materializar-se no nascimento de um filho, ou vários, assim como são várias as perguntas e dúvidas que surgem ao longo dos sessenta minutos que compõem o espetáculo. A reter ficam principalmente valores como o humanismo ou a necessidade de permanentemente questionar.
As sessões destinadas ao público escolar estão praticamente esgotadas, sobrando apenas os próximos sábados, até ao final do ano, para assistir à última produção deste ano. Como já é hábito nos espetáculos para a infância da companhia de Coimbra, continuam a existir preços especiais para pais e filhos, traduzindo-se num desconto de 50 por cento no bilhete dos pais. Com esta produção o Teatrão continua a sua parceria com a licenciatura em Língua Gestual Portuguesa da Escola Superior de Educação de Coimbra. Os alunos e profissionais do curso irão interpretar o espetáculo todos os sábados da temporada.