A Baixa de Coimbra vai ter espaço dedicado à Tecelagem de Almalaguês com tear ao vivo. No âmbito do protocolo, deliberado na reunião do Executivo Municipal de 4 de setembro, o Município cede à associação Herança do Passado, em regime de comodato, um edifício na rua Direita, com uma área de cerca de 86m 2 , e com acesso pela rua Arco do Ivo.
O prédio, que ocupa o rés-do-chão dos números 100-102 da rua Direita e o rés-do-chão dos números 1-3 da rua Arco do Ivo, será utilizado para a instalação de um espaço de atividades destinado à exposição, divulgação, dinamização e valorização da Tecelagem de Almalaguês.
Enquanto as obras decorrem nas futuras instalações, a Heranças do Passado vai ocupar provisoriamente um espaço na rua Direita, onde hoje, dia 6 de novembro, foi formalizado o protocolo. Quanto ao novo edifício, vai dispor de um tear ao vivo para experienciar a tecelagem, permite acolher exposições e, ainda, a comercialização dos trabalhos resultantes do saber fazer desta tradição. No local, haverá também oficinas de experiência e de divulgação de trabalhos que poderão ser apreciados por todos. O espaço vai estar aberto ao público de segunda-feira a sábado, das 10h00 às 17h00.