CentroTV

Tempestade Leslie provoca 61 desalojados na região Centro

A tempestade Leslie que passou no sábado e madrugada de domingo por Portugal provocou 27 feridos ligeiros, 61 desalojados e quase 1.900 ocorrências comunicadas à Proteção Civil.

Fez ainda 61 desalojados, 57 dos quais no distrito de Coimbra, um em Leiria e três em Viseu.

A tempestade Leslie deixou cerca de 200 linhas de alta/média tensão fora de serviço e milhares de habitações sem energia elétrica, indicou este domingo a EDP Distribuição num balanço da situação.

Os avisos da Proteção Civil deixaram os portugueses em alerta, mas mesmo assim o cenário de destruição deixada pela tempestade pós-tropical “Leslie” espanta um país que não está habituado a furacões.

Foram registadas 1890 ocorrências registadas pela ANPC. Dessas, 1218 diziam respeito a quedas de árvores e 441 a quedas de estruturas, tendo o vento sido o fenómeno que causou maior número de ocorrências, segundo Rui Laranjeira. Foram registadas ainda 98 inundações e 53 deslizamentos de terra.

Devido às previsões existentes, o INEM ativou no sábado a sua Sala de Situação Nacional para acompanhar e articular com as restantes entidades de Proteção Civil os efeitos da passagem da tempestade.

Cerca das 20h30 um incêndio florestal deflagrou junto a Aldeia Formosa, no concelho de Oliveira do Hospital.

A rápida intervenção dos bombeiros e populares impediu que as chamas alastrassem e passado cerca de uma hora o fogo estava apagado, ainda antes de chegar ao local os ventos da tempestade Leslie que poderiam causar um alastrar do fogo.