Portugal Continental irá ser alvo de uma depressão bastante cavada a noroeste da Península Ibérica com consequentes linhas de instabilidade, anuncia a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) para esta terça e quarta-feira (dias 15 e 16).
Probabilidade de Chuvas intensas num curto espaço de tempo que podem deixar inundações a Norte do Rio Mondego, atenção aos cursos dos rios, Lima, Águeda, Leça e outros. Atenção a Cidades como Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro. Existirá a ocorrência de trovoadas fortes.
O vento vai soprar forte com rajadas que podem chegar aos 100km/h nas terras altas.
A ANPC recomenda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, nomeadamente dos quintais e varandas, e retirada de inertes que possam ser arrastados; limpeza dos bueiros, algerozes e caleiras dos telhados das habitações; fecho de portas e janelas e arrumação de equipamento solto, caixotes de lixo ou outros objectos, em virtude do vento forte; Redução da velocidade de condução de veículos, tendo especial cuidado com os congestionamentos de trânsito e a possível formação de lençóis de água nas vias ou redução da visibilidade, que poderão aumentar o perigo de acidente rodoviário.
Também não utilizar veículos em zonas inundadas, precavendo o seu arrastamento para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas; afectação, por ventos mais fortes, de estruturas montadas (andaimes, tendas, toldos, telhados) e árvores, podendo provocar a sua queda; evacuação de animais para locais seguros.