CentroTV

Termas do Centro apresentam estudo científico que demonstra benefícios das águas sulfúreas

Os resultados preliminares de um estudo científico que está a decorrer em termas da região Centro, nomeadamente em São Pedro do Sul e Unhais da Serra, “demonstram que a inalação de águas minerais sulfúreas é eficaz para aliviar os sintomas e tratar quem sofre de rinite e rinossinusite crónica”, adianta a rede Termas do Centro.

A rinite e rinossinusite crónica são doenças que têm como base a inflamação da mucosa respiratória do nariz. “Desde há muito que a inalação de aerossóis de água mineral natural sulfúrea é uma terapêutica recomendada para melhorar a resistência e o fluxo nasal, conhecendo-se o seu papel anti-inflamatório e tratando assim diversas patologias das vias respiratórias”, sublinha.

“No entanto, a base científica de tal ação terapêutica é principalmente empírica, baseada no conhecimento adquirido ao longo do tempo e não em evidências científicas. Embora existam estudos científicos não controlados, faltam estudos científicos com desenho robusto (ensaios clínicos controlados com placebo) que avaliem a eficácia das águas minerais sulfúreas na mucosa respiratória – uma lacuna a que esta investigação procura dar resposta”, adianta ainda a Termas do Centro.

O estudo, conduzido por uma equipa de investigadores da Universidade da Beira Interior (UBI) e coordenado pelo professor Luís Taborda Barata, foi dividido em duas partes: uma fase de investigação in vitro e um ensaio clínico.