CentroTV

Terras da Transumância une Castro Daire, Gouveia e Seia

O projeto “Terras da Transumância” concretiza-se na criação de uma rede de parceria entre o Município de Castro Daire, o Município de Gouveia, o Município de Seia e a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21.

O projeto será realizado, “maioritariamente ao ar livre, junto a espaços patrimoniais classificados, como forma de valorização do património de cada um dos territórios, garantindo todas as condições de acessibilidade e de segurança sanitária aos diferentes públicos, visitantes e turistas, aumentando o número esperado de visitantes a sítios de património cultural e natural”, adiantam os promotores.

A programação artística/cultural “contemplará em cada um dos territórios parceiros iniciativas identitárias que construirão a narrativa das Terras da Transumância. No Município de Gouveia o programa artístico e cultural incluirá os caminhos da transumância, recriando a identidade e autenticidade de uma prática ancestral de subida e descida dos rebanhos da Serra da Estrela”.

No plano religioso, a Romaria da Senhora d’ Assedasse integrará o programa cultural enquanto prova viva da memória popular em relação aos lugares que povoam o imaginário de uma comunidade pastoril, que, durante séculos, perpetuou rituais, como romarias e lendas.

Da mesma programação constarão as bênçãos dos rebanhos, em Arcozelo da Serra e Vila Franca da Serra, uma tradição baseada num ritual de fé procurado, anualmente, pelos pastores para alcançarem a prosperidade agrícola.

A juntar a estas iniciativas, inclui-se ainda a Feira do Queijo da Serra da Estrela, um certame que se realiza no mês de fevereiro, período de maior e melhor produção anual deste produto

Uma experiência de cultura e tradição que percorre passo a passo as vivências de pastores e rebanhos e o ciclo produtivo do Queijo Serra da Estrela. Transversalmente será feita uma co-produção “Terras da Transumância” para itinerância cultural nos territórios da rede que contemplará a produção e apresentação de uma peça teatral, a realizar ao ar livre, que retrate as vivências da transumância.

.Com esta co-produção serão reforçadas as ligações da população com a comunidade de pastores e o enriquecimento da programação cultural.

Da programação da rede constará ainda a produção de um documentário que retratará o fenómeno da transumância, enquanto actividade cuja essência assenta nas deslocações interterritoriais e com ela diferentes realidades sociais, culturais ou ambientais, pouco conhecidas pela generalidade da população.

A rede “Terras da Transumância” apresenta um orçamento global de 299 923,20€ para executar pelos parceiros durante 18 meses.