Numa aposta na promoção cultural em rede, Ansião viu aprovada, conjuntamente com Figueiró dos Vinhos e Pombal, a candidatura “Territórios de Pedra”, apresentada ao Programa Operacional Regional do Centro 2020.
O projeto irá desenvolver-se no “âmbito dos três concelhos que integram esta parceria, tendo o Município de Ansião assumido junto da Autoridade de Gestão a liderança da candidatura e estatuto de entidade coordenadora desta rede de cooperação, que visa valorizar a pedra, enquanto elemento característico da nossa paisagem, assim como as tradições associadas que importa e urge valorizar”, adiantam os promotores.
O investimento de cerca de “300.000,00 euros tem como objetivos valorizar o património cultural local ao nível da exploração da pedra, calcetaria, cantaria ou escultura, assim como promover cruzamentos artísticos contemporâneos que valorizem a memória e envolvam as comunidades e as novas gerações. Irá assim, dinamizar o trabalho de programação cultural em rede, com impacto à escala regional, pela itinerância de projetos artísticos e dos grupos da comunidade envolvidos, e em simultâneo criar valor material, potenciando, desta forma, o turismo na região e criando um circuito de visitação intermunicipal através das peças escultóricas que irão ser criadas”.
Desta forma, a iniciativa, “não só promove a parceria entre municípios, como fomenta a dinamização, promoção e desenvolvimento do património cultural, enquanto meio de valorização, diferenciação e competitividade dos territórios.”, concluem.