CentroTV

Tomada de posse dos estudantes embaixadores marca arranque da 5.ª edição do Académica Start UC

Tomaram posse ontem os 31 estudantes embaixadores para o empreendedorismo da 5.ª edição do programa Académica Start UC, um projeto de sensibilização e educação para a inovação e o empreendedorismo que resulta de uma colaboração entre a Universidade de Coimbra (UC) e a Associação Académica de Coimbra (AAC), com o apoio do Santander Universidades.

“O espírito empreendedor vai muito para além da criação de empresas. Pode estar em cada um de nós que, na sua área de atividade, consegue inovar e fazer diferente. Ter uma mente mais aberta é bom para todos”, sublinhou o Reitor da UC, Amílcar Falcão, na cerimónia de tomada de posse, que decorreu em formato digital.

O programa “Académica Start UC – Rede de Embaixadores para o Empreendedorismo” tem como base uma rede de 31 estudantes embaixadores para o empreendedorismo (26 alunos de licenciatura e mestrado, representando os núcleos de estudantes da AAC e cinco alunos de doutoramento), supervisionados pela UC e pela AAC. Após terem recebido formação nas últimas semanas, esses estudantes vão ser responsáveis por sensibilizar os seus pares para a inovação e o empreendedorismo, promovendo ações e iniciativas que envolvam a sua comunidade – este ano, numa vertente essencialmente online.

Iniciado no ano letivo de 2016/17, o programa Académica Start UC conta já com 109 embaixadores capacitados, cerca de 20 mil participantes em eventos e mais de 650 parceiros complementares acumulados ao fim de quatro edições. Desde 2019/20 que o projeto passou a envolver estudantes embaixadores do 3.º ciclo de estudos (doutoramento) e a ter um foco particular nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fixados na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

“O empreendedorismo é uma prioridade nas múltiplas missões da Universidade de Coimbra, que tem sido um líder na promoção de iniciativas que o concretizem. Espero que os novos embaixadores tirem o máximo proveito desta 5.ª edição do Académica Start UC e que isso os possa catapultar para carreiras profissionais de sucesso”, apontou o Vice-Reitor da UC para a Inovação e o Empreendedorismo, Luís Simões da Silva, na cerimónia de tomada de posse dos novos embaixadores.

O programa Académica Start UC “tem-se caracterizado pela sua inequívoca criatividade e originalidade. Este tipo de iniciativa, além de promover o espírito empreendedor e preparar os jovens para a vida ativa, estimula a colaboração e trabalho em equipa”, notou a Diretora do Santander Universidades, Sofia Menezes Frère. “Este programa consegue impactar estudantes de várias realidades, que em conjunto têm conseguido construir um projeto que representa os valores da AAC e da UC e os valores do empreendedorismo”, referiu, por sua vez, o Presidente da Direção-Geral da AAC, João Assunção.

Por fim, o Reitor da UC apresentou o novo logótipo do Académica Start UC (Uma seta estilizada, que representa a Torre da Universidade e as fitas associadas à Queima das Fitas), “uma imagem fresca, jovem e disruptiva, que faz jus àquilo tem sido a história deste projeto”. O Académica Start UC “já tem uma herança – pesada, até, pelos bons resultados das edições anteriores – e acredito que continuará a ter êxito”, concluiu.