O concelho de Tondela recebeu 106 jovens que irão participar, na próxima semana, na Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer em Lisboa.
Tondela acolhe um grupo espanhol proveniente de Jaén, na Andaluzia. Os jovens têm entre 16 e 30 anos e estão a ser acolhidos por diversas famílias das paróquias de Tondela, Campo de Besteiros, Canas de Santa Maria, Caparrosa, Mosteiro de Fráguas, Lajeosa do Dão, Sabugosa Vilar de Besteiros e Tonda.
O grupo juntou-se a meio da manhã desta quinta-feira (27 de julho) no Parque Urbano de Tondela e depois foi recebido, no Auditório Municipal, pela presidente da Câmara.
Carla Antunes Borges começou por dar as boas-vindas a todos os jovens, enaltecendo a sua alegria que, disse, ser “contagiante”. “Tondela acolhe-vos de braços abertos”, afirmou, salientando que o concelho se sente “muito honrado” por os receber.
“Hoje é dia de vos acolher, de vos dizer o quanto gostamos de vos receber aqui e de quanto para nós é importante ter-vos connosco. Estou certa que vão levar Tondela no vosso coração para a Jornada Mundial da Juventude”, referiu, dando depois a conhecer vários aspetos do concelho.
Já o padre Sérgio Pinho, coordenador no concelho de Tondela do acolhimento para a Jornada Mundial da Juventude, agradeceu todo o apoio prestado pela Câmara Municipal. O sacerdote acrescentou que até segunda-feira o grupo vai percorrer o máximo possível do território do concelho que, descreveu, “como muito diversificado”.
A receção no Auditório Municipal terminou com a entrega de lembranças a todos os presentes por parte da presidente da Câmara. Depois, os jovens visitaram o Museu Municipal Terras de Besteiros e as olarias de Molelos. O dia terminará com uma missa campal no Caramulinho, o ponto mais alto da Serra do Caramulo.
Amanhã, sexta-feira (28 de julho), os participantes da jornada irão efetuar trabalho voluntário em instituições sociais do concelho e à tarde vão participar num arraial popular em Sátão.
No sábado, os jovens vão percorrer a Ecopista do Dão e visitar a Quinta dos Carvalhiços, em São Miguel do Outeiro, onde são produzidos os vinhos de missa da Diocese de Viseu. Na mesma quinta irá realizar-se um convívio com as famílias de acolhimento do concelho.
Já no domingo o grupo participará nas missas das diferentes paróquias, à tarde vai para Viseu e na segunda-feira partirá para Lisboa, onde decorrerá a Jornada Mundial da Juventude.