CentroTV

Tondela aprova orçamento superior a 30 milhões de euros

O executivo camarário do Município de Tondela aprovou o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para o ano de 2017, num valor que ultrapassa os 30 milhões de euros, com um acréscimo de 5 milhões de euros, 20 por cento face ao de 2016.

A apresentação e construção do Orçamento e das Grandes Opções do Plano para 2017 ocorrem ainda num período de poucas concretizações relativamente às candidaturas apresentadas no quadro dos fundos comunitários e para as quais ainda não existe resposta formal, em particular no domínio das áreas de acolhimento empresarial e ambiente.

O presidente do Município, José António Jesus, salientou a grande aposta no domínio da educação, cujo montante global ascende a oito por cento do orçamento global.

Assim, para além do apoio no quadro da ação social escolar, transportes coletivos de crianças, contratação de docentes para as Atividades de Enriquecimento Curricular, destaca-se a atribuição, pela primeira vez, de bolsas aos alunos do ensino superior e o projeto de reabilitação da Escola Secundária de Tondela do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro que ascende, na primeira fase, a um investimento de cerca de um milhão de euros.

“Ainda nesta área, é de realçar os projetos de promoção do sucesso educativo (Laboratório Vivo, Academia das Artes e +Saúde+Sucesso) que, no âmbito dos Investimentos Territorialmente Integrados que em sede da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, foram atribuídos e cujo montante ascende também a cerca de um milhão de euros”, refere a autarquia em comunicado.

No quadro da reabilitação urbana, e após celebração do contrato que sustém o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, irão concretizar-se os projetos associados, em particular a reabilitação da frente ribeirinha do Rio Dinha e do edifício contíguo para que, depois de reabilitado, se possa ali instalar um centro de interpretação vitivinícola e uma incubadora de empresas.

Estes projetos representam um investimento de 2 milhões de euros, e são projetos cujos critérios obrigavam a intervenções apenas nos núcleos urbanos das cidades.

No entanto, o autarca do PSD reafirmou o “sentido liderante e a ambição que este documento representa, visando a promoção da qualidade de vida das pessoas, a intervenção no domínio social, seja no apoio às famílias, seja no apoio ao movimento associativo recreativo, cultural, social e humanitário”.

Destaca-se ainda a intervenção no domínio fiscal onde não só se manterá o IMI na taxa mínima, como haverá apoio a famílias com maior expressão de dependentes, reforçando-se, de igual forma, as políticas centradas na promoção de projetos educativos, culturais e desportivos que visam a coesão social.

Por outro lado, as linhas apresentadas prosseguem uma estratégia de incentivos de proximidade numa intervenção de colaboração e solidariedade com as Juntas de Freguesia do concelho.

Ainda se destaca o investimento na ampliação e beneficiação de zonas de localização empresarial, Adiça e Lajedo, que visam dotar o concelho de melhor infraestruturas para acolher novos projetos de investimento, geradores de mais postos de trabalho e riqueza económica.

No conjunto o investimento municipal na melhoria das áreas de acolhimento empresarial totaliza um montante de cerca de três milhões e meio de euros, e que tem como primeira face visível os trabalhos que decorrem na Zona Industrial do Lajedo para a instalação da nova unidade alemã do setor automóvel.

Num quadro que continua a ser de grande rigor e exigência orçamentais, o Município de Tondela apresenta um Plano de Atividade e Orçamento para 2017 que “evidencia a determinação e o empenho em antecipar oportunidades, olhando as necessidades do presente, mas também preparando o futuro, com vista a reforçar a construção de uma região moderna, próspera, atrativa, de crescimento sustentado, de bem-estar e liderante”.