Pelo oitavo ano, a cidade de Tondela está a ser palco do evento vínico “Tondela Brancos Dão”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal com vista à promoção e divulgação dos vinhos brancos produzidos no concelho, um produto de excelência, com um paladar único, fruto do “terroir” característico das Terras de Besteiros.
O certame abriu portas na tarde desta sexta-feira (7 de julho), no Parque Urbano de Tondela, na presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. O evento decorre até domingo.

“Este ano, o Tondela Brancos conta com um número recorde de expositores de vinho presentes. No certame participam mais de duas dezenas de produtores, metade dos quais da região demarcada do Dão. Só de Tondela são sete os vitivinicultores presentes. Os restantes são oriundos dos quatro cantos do país”, frisa em nota a autarquia.
“É seguramente uma das maiores e mais abrangentes edições do Tondela Brancos Dão. Temos um número de expositores significativo e que ultrapassou aquilo que eram as inscrições anteriores e as nossas expectativas”, afirmou, na abertura do evento, a presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, acrescentando estar “muito satisfeita” com a iniciativa que vai na oitava edição.
“Estamos a dar um salto qualitativo não só na marca vinhos brancos, mas também naquilo que é um produto turístico que vai ser uma marca de atração do nosso território”, defendeu, sublinhando que os vinhos brancos do Dão e, em particular, de Tondela têm “caracterísiticas específicas”.

“Esta é uma marca que queremos dinamizar porque sabemos a qualidade que ela tem”, alegou.
Até domingo, os mais de vinte vitivinicultores participantes darão a provar os seus melhores vinhos brancos, verdes e espumantes brancos.