CentroTV

Tondela vai ter regulamento de toponímia e numeração de polícia

Presidente da Câmara de Tondela

O presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, anunciou que o concelho vai ter um regulamento de toponímia e numeração de polícia para o concelho.

Durante a última reunião do executivo, que decorreu a 8 de maio, José António Jesus propôs que o respetivo regulamento municipal de toponímia e numeração de polícia do Município de Tondela seja analisado e aprovado em próxima reunião de Câmara, para depois ser submetido a Assembleia Municipal.

“Importa definir um quadro regulamentar municipal para dar corpo às ações e procedimentos a desencadear, no âmbito da toponímia municipal, e melhorar a articulação das entidades no ordenamento, construção e reabilitação do espaço urbano”, justificou.

Razão pela qual defendeu que não deveria ser elaborada ou analisada qualquer proposta em concreto, sem a necessária existência desse documento que venha a regular o processo e a definir critérios adequados.

No seu entender, a designação dos lugares ou de vias de comunicação esteve, desde sempre, intimamente relacionada aos valores culturais das populações, refletindo e perpetuando a importância histórica de factos, pessoas, costumes, eventos e lugares.

“A toponímia associa uma forte carga de identidade aos locais, tendo presente o grande valor associado à memória e à história local”, acrescentou