O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou hoje que otornado de Albufeira foi preliminarmente classificado como IF2, com ventos máximos instantâneos estimados em cerca de 60 m/s (220 km/h).
Já o fenómeno de vento forte de Lagoa deverá ter classificação IF1.5, com rajadas estimadas na ordem de 50 m/s (180 km/h).
As autoridades continuam a avaliar os danos e a recolher informação complementar para confirmar as classificações e caracterizar com maior detalhe a evolução destes fenómenos severos que atingiram o Algarve.
Segundo a análise técnica preliminar, o tornado de Albufeira teve origem junto à faixa costeira e terá permanecido em contacto com o solo ao longo de aproximadamente quatro quilómetros, seguindo uma trajetória sudoeste-nordeste, revela ainda o IPMA.
Trata-se de um tornado mesociclónico, associado ao mesociclone presente na supercélula-mãe,.padrão que pôde ser observado nos campos de refletividade e velocidade Doppler às 10:07 UTC.
O segundo fenómeno, registado em Lagoa, iniciou-se sobre terra na zona de Ferragudo e percorreu quase sete quilómetros na mesma orientação sudoeste-nordeste. Também esteve associado à passagem de uma supercélula, cujo sinal mesociclónico foi notado às 11:27 UTC.








































































