CentroTV

Torres Vedras, Viseu e Aveiro recebem Festival Internacional de Cinema de Turismo

ART&TUR realiza-se nos próximos anos no Centro de Portugal. Edição de 2019 foi apresentada ontem, perante a presença de autarcas e dirigentes.

Torres Vedras, em 2019, Viseu, em 2020, e Aveiro, em 2021, vão receber as próximas edições do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo.

O certame, que atrai centenas de produtores e realizadores de todo o mundo, vai continuar assim a realizar-se no Centro de Portugal, depois do sucesso que constituiu o evento de 2018, em Leiria.

As novidades foram anunciadas ontem durante a apresentação da edição de 2019, que vai decorrer de 22 a 25 de outubro, em Torres Vedras. A conferência de imprensa teve lugar no cenário idílico do Noah Restaurant & Beach House, na Praia da Física, em Santa Cruz, e contou com intervenções de Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro de Portugal; Carlos Bernardes, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras; José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro; António Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu; Francisco Dias, Diretor do Festival ART&TUR; Mariana Castelo Branco, Presidente do Júri do Festival ART&TUR 2019; e Luís Lima Santos, coordenador do CITUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo de Leiria.

A edição de 2019 do Festival ART&TUR compreende quatro eventos em simultâneo: “Art&Film”, “Art&Talk”, “Art&Factory” e “Art&Show”.

O “Art&Film” consiste no Festival de Cinema de Turismo propriamente dito. A inscrição de filmes já está disponível, no site do Festival, em https://tourfilm-festival.com.

O “Art&Factory” foi uma novidade de 2018, cujo sucesso superou todas as expetativas, o que levou a organização a apostar ainda mais neste evento. Esta é uma iniciativa em que equipas de produtores e realizadores são convidados a participarem numa competição, em que são dadas condições iguais a todas. No ano passado, a competição decorreu nas Aldeias do Xisto e Aldeias Históricas de Portugal, todas no Centro de Portugal.

Os participantes viajaram para Portugal uma semana antes do início do Festival e tiveram três dias para filmar numa aldeia, e mais dois dias para editar.

Ao sexto dia apresentaram os seus filmes numa sessão especial do Festival, perante o júri internacional. Este ano, a novidade é que, além da competição mundial focada nas Aldeias do Xisto e Aldeias Históricas, haverá uma outra competição puramente lusófona – o “Amazonian Connection” –, em que cada equipa de participantes produzirá dois filmes, de modo a juntar os municípios homónimos de Portugal e da Amazónia brasileira, nomeadamente Alenquer, Aveiro, Bragança, Óbidos, Ourém, Porto de Mós, Santarém, Soure e Viseu.

O “Art&Talk” é uma parte importante da programação do Festival, sendo dedicado ao debate de temas relevantes da promoção audiovisual do turismo. Nesta componente, irá acontecer uma Conferência Internacional de Marketing Turístico e Branding de Destinos, que integrará a programação do Festival. As palestras irão intercalar a apresentação dos filmes.

O “Art&Show” é uma componente da programação que visa propiciar uma experiência memorável a todos os participantes do Festival na região de Torres Vedras. Visitas, provas gastronómicas, exposições e espetáculos musicais são alguns dos eventos programados.