O SIT FLEXI – Transporte Flexível a Pedido – da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra atingiu o objetivo de 5000 reservas em todo o território, refere hoje em nota a CIM.
Trata-se de uma “solução de transporte que está a dar resposta às necessidades e especificidades de mobilidade dos habitantes que residem em zonas de baixa densidade demográfica de 18 concelhos da Região de Coimbra”W.
Atualmente existem 153 rotas planeadas, que garantem uma cobertura em mais de 630 lugares, estando o serviço disponível a aproximadamente 296 mil habitantes.
Em 2022, o grande objetivo da CIM Região de Coimbra para este projeto passou por “concluir a implementação do serviço de transporte flexível a pedido nos 18 municípios e garantir que todos os cidadãos da Região de Coimbra têm acesso à rede de transporte público regular, seja por autocarro ou por Transporte Flexível a Pedido”.
O SIT FLEXI é uma “solução de transporte que pretende melhorar as condições de mobilidade e acessibilidade, bem como promover a inclusão social e a coesão territorial em toda a Região de Coimbra.”
A CIM quer “garantir o essencial direito à mobilidade a todos os cidadãos da Região de Coimbra, oferecendo uma alternativa de mobilidade mais eficiente e sustentável aos cidadãos que residem em zonas mais rurais e de baixa densidade demográfica”.
O serviço encontra-se implementado em 18 municípios da Região de Coimbra: Pampilhosa da Serra, Góis, Penela, Mira, Cantanhede, Montemor-o-Velho, Figueira da Foz, Soure, Condeixa-a-Nova, Coimbra, Mealhada, Mortágua, Penacova, Vila Nova de Poiares, Lousã, Miranda do Corvo, Tábua, Arganil e Oliveira do Hospital.