As obras de requalificação das três casas de famílias carenciadas do concelho de Tondela, que estão a ser intervencionadas por voluntários da associação Just a Change, estão na reta final. Os trabalhos de reparação foram acompanhados na manhã desta sexta-feira (25 de agosto) pela presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, e pela vereadora da Ação Social, Vera Machado.
As empreitadas iniciaram-se a 14 de agosto. Duas das moradias estarão concluídas já este domingo (27 de agosto), enquanto que a terceira deverá ser dada como terminada no final da próxima semana.
“Esta intervenção, que é a mais profunda, encontra-se a ser executada em Molelos”, refere o município. “O projeto prevê a reabilitação quase completa da habitação, do telhado ao chão”.
“Ainda em Molelos está a ser arranjado o interior de outra habitação, que ganhou uma nova casa de banho, que passa a estar dentro da própria casa, ao contrário do que acontecia até aqui”, informa. “Já em Póvoa de Rodrigo Alves, na freguesia de Tonda, está a ser ultimada uma obra ao nível dos interiores de uma moradia”.
“Os três agregados familiares beneficiados são monoparentais, sendo constituídos por mãe e filho ou pai e filho”, frisa a autarquia em nota. “Estas famílias possuem diversas vulnerabilidades sociais, tendo sido selecionadas pelo Serviço de Ação Social da Câmara Municipal, em colaboração com os presidentes das Juntas de Freguesia envolvidas”, acrescenta.
“Há projetos que nos enchem a alma e estes é um deles”, confessou na visita às obras a presidente da Câmara Municipal, Carla Antunes Borges, salientando que esta parceria do município com a associação Just a Change é “muito virtuosa e frutuosa”.
“Virtuosa pela virtude que tem, por envolver várias entidades, a câmara e as juntas de freguesia, mas também uma associação de jovens voluntários que não é de Tondela. E é frutuosa porque tem dado frutos muito importantes”, defendeu.
Carla Antunes Borges acrescentou que estas obras ajudam a “dotar as habitações de condições mais dignas, não só naquilo que é a dignidade da habitação destes agregados familiares, como também na própria segurança e nas questões de salubridade”.
Duas das empreitadas em execução são apoiadas financeiramente pelo município com 40 mil euros e a terceira pela empresa EDP. A autarquia auxilia também na cedência de mobiliário e equipamentos para as casas.
Nas obras estão a participar 28 voluntários, de vários pontos do país, com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos. A presidente da Câmara de Tondela agradeceu o empenho de todas estas pessoas que estão a participar no trabalho de campo e revelou que gostava que no futuro também os jovens do concelho e da região se envolvessem e participassem nesta iniciativa voluntária e solidária.
“É curioso que nenhum destes jovens é de Tondela e da região Viseu Dão Lafões e acho que era importante motivarmos e estimularmos os jovens do nosso concelho a participarem nestas iniciativas da Just a Change e este é um desafio que estamos a lançar”, adiantou, em declarações aos jornalistas.