CentroTV

Tribunal de Contas concedeu visto prévio para compra de autocarros elétricos para a Metro Mondego

O Tribunal de Contas (TC) concedeu o Visto Prévio ao contrato de fornecimento e manutenção do material circulante e dos postos de carregamento para o Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), sendo este um passo muito importante para a implementação do sistema, avança hoje o Metro Mondego em nota.

O contrato celebrado entre a Metro Mondego e a empresa Energia Fundamental – Mobilidade Elétrica, Lda. corresponde a um investimento de “32,9 Milhões de Euros que integra quer o fornecimento dos 40 autocarros elétricos quer os postos de carregamento de baterias, e a uma despesa de 10,3 Milhões de Euros relativa aos serviços de manutenção durante os 15 anos de vida útil dos autocarros”.

Acrescentando que a “frota prevista para o início da operação é composta por 35 autocarros, existindo ainda uma opção de aquisição de 5 autocarros adicionais, a qual poderá posteriormente ser exercida pela Metro Mondego. Prevê-se a entrega do 1º veículo em dezembro de 2023 e a entrada em serviço do SMM no 1º semestre de 2024”.

O TC concedeu também o “Visto Prévio ao contrato para a empreitada geral de construção do Parque de Material e Oficinas em Sobral de Ceira, no valor de 6,7 Milhões de Euros e um prazo de execução de 448 dias, e ao contrato relativo à empreitada de execução de Postos de Transformação do SMM, no valor de 0,97 milhões de Euros e um prazo de execução de 364 dias”.

O Sistema de Mobilidade do Mondego, com uma extensão de 42 quilómetros, liga Serpins, Lousã e Miranda do Corvo ao núcleo urbano de Coimbra.

“Importa sublinhar que, após a concessão destes vistos pelo TC, se encontram em curso todos os contratos da MM necessários para colocar em serviço o SMM”, diz a concluir o Metro Mondego.