Caminhos rurais, calçadas históricas e paisagens deslumbrantes. A XVI Maratona BTT Trilhos da Raia juntou, no dia 16 de outubro, mais de 500 atletas no concelho de Idanha-a-Nova, a Catedral do BTT.
Com a chancela de qualidade da ACIN – Associação de Cicloturismo de Idanha a Nova, a prova incluiu as distâncias de Maratona (75 km) e Meia Maratona (50 km) e saldou-se por um grande sucesso.
João Afonso, presidente da ACIN, ficou satisfeito com a adesão de atletas, oriundos de Portugal e de Espanha. O dia esteve bom e permitiu a mais de 500 participantes aliar o prazer de pedalar com uma panorâmica privilegiada sobre cenários de grande beleza e biodiversidade.
Os Trilhos da Raia tiveram o apoio institucional da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e da União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes.
O Vereador da Câmara de Idanha-a-Nova, João Carlos Sousa, que cumpriu a Meia Maratona, não podia ter ficado mais satisfeito. “Este foi um dia muito bom. Os participantes tiveram a oportunidade de desfrutar de excelentes trilhos num concelho rico em património e paisagens naturais, que certamente agradaram a todos”, afirmou.
João Carlos Sousa felicitou a organização da ACIN e deixou o convite para que os atletas possam voltar em família: “Fica o desafio para regressarem com mais tempo, de forma a descobrirem toda a oferta cultural e turística do concelho de Idanha-a-Nova, desde as aldeias históricas ao território do Tejo Internacional, passando pela gastronomia, as termas e os muitos eventos que acontecem ao longo do ano”.
A vitória da Maratona de BTT em masculinos sorriu a Marco José Abreu Macedo, da equipa Epic Bike Store (tempo: 02:57:09.453) e em femininos a Ana Barata da Loja Pódio (tempo: 03:56:11.673).
A Meia Maratona foi ganha pelo espanhol Daniel Calvo da MielGourmet.Store (tempo: 01:55:24.203) e nos femininos venceu Carla Vieira da equipa Carpa (tempo: 02:41:47.3).