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Tudo o que deve saber sobre backlinks e a sua importância para SEO

Certamente já ouviu falar de backlinks, mas sabe qual é a sua importância para SEO? Continue a ler e fique a saber tudo.

Os backlinks são uma parte fundamental de SEO Portugal (otimização para mecanismos de busca) e indicadores de conteúdo de qualidade. Se o seu site não tiver backlinks, é possível que os mecanismos de busca demorem a encontrá-lo.

Mesmo com as alterações do algoritmo do Google, os backlinks continuam a ser um dos fatores de classificação mais importantes.

O Que são backlinks?

Backlinks, também conhecidos como links externos, são criados quando um site é vinculado a outro site. Por outras palavras, é um link que redireciona o usuário de um site para o outro.

Os backlinks são considerados um voto ou símbolo de confiança que indicam autoridade de página, por isso, páginas com mais backlinks de qualidade tendem a ter melhores classificações nas SERPs.

Existem links NoFollow e DoFollow:

Porque é que os backlinks são importantes para SEO?

Os backlinks são um dos principais focos das agências de SEO, porque são considerados um fator primário de classificação do Google. Eles mostram que um site é confiável e possui bom conteúdo, caso contrário não iria obter backlinks de qualidade.

Segundo um estudo da Backlinko, um número maior de backlinks resulta numa melhor classificação nas SERP. Além disso, um link de uma fonte fiável irá facilitar que o conteúdo seja indexado pelo Google com mais rapidez.

Além dos backlinks serem importantes para SEO, por melhorarem a classificação de uma página, têm outros benefícios:

5 benefícios dos backlinks

1.   Credibilidade e autoridade de marca

Através de backlinks de sites com autoridade no seu nicho, pode desenvolver autoridade e credibilidade para a sua marca. Se os consumidores encontrarem um link para o seu site numa página popular, eles irão considerar o seu site relevante e confiável, podendo se tornar visitantes regulares e fiéis.

2.   Aumento do tráfego de referência

Nem todos os visitantes de um site chegam através dos mecanismos de busca, também existe a categoria do tráfego de referência. Ele ocorre quando as pessoas clicam em links para o seu site, através de outra página.

Para além de ser importante para o SEO, um link num site popular pode levar a que milhares de pessoas visitem o seu site durante um longo período de tempo, gerando tráfego mesmo que o seu ranking caia. 

3.   Novos relacionamentos

Quando os usuários encontram o seu link noutro site, eles podem clicar para ver quem está por trás da escrita do ótimo conteúdo. Alguns desses visitantes podem até se inscrever na sua newsletter e tornarem-se clientes.

4.   Oportunidade de promoção

O conteúdo de um site pode ser excelente, mas se as pessoas não forem direcionadas para ele, não o irão conhecer.

Ao obter backlinks de sites com autoridade está a promover a sua marca, o que aumenta as oportunidades de vendas e geração de receita.

5.   Ótimo custo-benefício

Através de conteúdo de qualidade, pode conquistar backlinks sem qualquer custo financeiro. E mesmo que conquiste backlinks por meio de parcerias, irá continuar a receber visitas enquanto a página que recomenda o site estiver ativa, gerando bons resultados a longo prazo.

Como é que o algoritmo favorece os backlinks?

Os motores de busca procuram backlinks de qualidade, ou seja, que tenham autoridade e relevância. Assim sendo, os links devem redirecionar os usuários de sites relevantes para conteúdo valioso e útil.

Alguns dos fatores de classificação de backlinks que o algoritmo do Google tem em consideração são:

Como obter backlinks de qualidade

Utilizar backlinks sem qualidade pode prejudicar os resultados nos mecanismos de busca, em vez de aumentar o tráfego orgânico. Portanto, não tente enganar o algoritmo através de práticas black hat mas utilize estratégias como:

Se deseja ver melhores resultados de SEO, é importante que tenha uma estratégia de link building. Estes links irão oferecer credibilidade e autoridade às suas páginas, conduzindo a melhores posicionamentos nas SERPs.