CentroTV

Tuna de Medicina boicota Festa das Latas de Coimbra no Parque da Canção em Coimbra

A Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra anuncia que não atuará no Parque da Canção, na Festa das Latas e Imposição de Insígnias 2019.

“Esta é uma decisão que tomámos após ponderada reflexão e que, embora muito nos entristeça, entendemos necessária face à sistemática e progressiva degradação das condições que a COFL vem impondo aos Grupos Académicos”, revelam em comunicado.

Os horários de actuação e as condições cedidas “negligenciam ano após ano os Grupos Académicos, desprestigiando-nos e, sobretudo, afastando-nos do público que nos procura e de nós se orgulha”, frisam os elementos da tuna.

“Sentimo-nos cada vez mais desalinhados com as linhas orientadoras de quem dirige a Festa das Latas e não vemos desse lado motivação alguma para preservar aqueles que constituem hoje em dia alguns dos últimos bastiões da tradição, da cultura e da singularidade de Coimbra. A originalidade da Festa das Latas vai se diluindo e esta não está hoje longe de ser apenas mais uma festa académica, igual a tantas outras”, salientam.

Como tal, “não faz sentido continuarmos associados a um evento onde a nossa presença não é querida”, sublinham.

Acrescentando: “ainda assim não deixaremos de estar presentes para todos os que nos quiserem ouvir e se queiram juntar a nós na celebração dos verdadeiros valores da nossa Academia”.

A Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra revela depois que atuará durante esta Festa das Latas no Largo da Portagem, na noite de sexta-feira dia 11 para sábado dia 12, pelas 02h30.